O ônibus, primeiro sistema organizado de transportes públicos, pode ter tido origem em Nantes, França, em 1826, quando um oficial do exército francês organizou uma ligação entre o centro da cidade e as suas instalações, já que as pessoas estavam muito interessadas em frequentar os banhos públicos da cidade. O seu voiture ônibus (viatura para todos) percorria uma rota pré-determinada, transportando os passageiros, além de possuir bancos de madeira ao longo do veículo e a entrada ser feita pela parte de trás.
Um jornal de Londres registou, no dia 4 de Julho de 1829, que "o novo veículo, chamado de omnibus, começou a fazer a ligação de Paddington à cidade". Esse serviço era operado por George Shilibeer. Em Nova Iorque foram lançados serviços de ônibus no mesmo ano, quando Abraham Brower, um empreendedor que organizou companhias voluntárias de bombeiros, estabeleceu a ligação ao longo da Broadway começando em Bowling Green; outras cidades americanas seguiram-se: Filadélfia em 1831, Boston em 1835 e Baltimore em 1844.
O serviço de ônibus produziu repercussões na sociedade e na urbanização. Socialmente, o serviço colocava pessoas, em intimidade física sem antecedentes, espremidos uns contra os outros numa pressão democrática que nem mesmo a pessoa de classe média com a mentalidade mais liberal tinha experimentado antes. Só os mais pobres permaneciam excluídos. Assim surgiu uma nova divisão na sociedade urbana, dividindo aqueles que possuíam carruagens e os que não possuíam.
Dentro de poucos anos, o serviço de ônibus de Nova Iorque tinha como rival: o trem. Seu primeiro serviço percorria a rua Bowery e oferecia uma grande melhora nas condições por percorrer sobre carris de ferro em vez de andar sobre estradas, o que traduzia-se numa viagem mais suave.
Os novos trens foram financiados por John Mason, um banqueiro rico, e construidos por John Stephenson, um empreiteiro Irlandês. Quando os transportes motorizados comprovaram o seu valor após 1905, um ônibus motorizado era, por vezes, intitulado autobus.
Veículo do séc. XIX puxado por cavalos, utilizado para transporte urbano.
Ônibus de 1898 impulsionado por um motor a vapor de 10 cv, montado na dianteira, e uma caldeira operada por um bombeiro na traseira. Este veículo foi projetado na França por A. Bolée.
Primeiro ônibus com motor de combustão interna, inventado por Karl Benz, 1895.
O primeiro ônibus a motor de Estocolmo - um Daimler de 1899 - foi apelidado de "Rumbler" (Barulhento).
Foram entregues dois destes ônibus por Delahaye de Paris para serem utilizados na rota Kungsbroplan-Kungsholms Villastad em Estocolmo, no ano de 1907.
O ônibus Delahaye também serviu na rota Hornstull - Midsommarkransen.
http://www.vimsa.com.br/component/content/article/82-2009-11-30-18-25-55?aa4cf4a0cc0e5201830795c484fa9f1a=9e74e80838e86d038fa213427df181f0&start=3
Mas,os ônibus a cada ano evoluiam mais.
Até chegarem no momento,de existir ônibus com alta tecnologia ,conforto para motoristas ,passageiros,e também muita beleza.
Cada dia melhor o blog, parabéns Artur!
ResponderExcluirAlexandre