quinta-feira, 10 de maio de 2012

Ligeirões : Ônibus do sistema BRT do Rio de Janeiro entram em teste.

Os veículos modelo Mega BRT , chassi Mercedes-Benz , O-500MA , já estão em teste os ônibus articulados, apelidados de Ligeirões, que vão circular no Bus Rapid Transit (BRT) Transoeste, entre a Barra da Tijuca, Santa Cruz e Campo Grande. O sistema será inaugurado no próximo dia 13 de junho. Mas nesta terça-feira os motoristas dos novos coletivos já simulavam as paradas nas estações de embarque e desembarque de passageiros.

De acordo com a Secretaria municipal de Transportes, cada ônibus terá capacidade para 140 passageiros. E com velocidade máxima de 80 km/h, no novo corredor eles devem percorrer o trajeto de Santa Cruz ao Terminal Alvorada, na Barra, em aproximadamente uma hora, em vez das duas horas em média atualmente. Na fase inicial, cerca de 120 mil passageiros por dia devem ser beneficiados. Mas as perspectivas são de que, no futuro, o sistema atinja até 220 mil passageiros por dia.
A previsão é de que cerca de cem ônibus articulados, todos com ar-condicionado, circulem nos 56 quilômetros do BRT Transoeste, que passará por bairros como Pedra de Guaratiba e Recreio dos Bandeirantes. Nesses veículos, as portas de embarque ficarão à esquerda. E eles não terão roleta. Assim, os passageiros vão comprar o bilhete numa das mais de 50 estações de embarque no caminho.
O preço da passagem será de R$ 2,75, mesmo valor dos ônibus comuns no Rio. E serão aceitos todos os bilhetes de integração, como o Bilhete Único Carioca e o Bilhete Único dos ônibus intermunicipais. As obras do BRT Transoeste estão orçadas em aproximadamente R$ 900 milhões. E com o objetivo de poupar tempo de quem circula de ônibus pela Zona Oeste, nos horários de pico a expectativa é de que a espera dos passageiros no ponto não passe de cinco minutos.
Fonte : Extra Globo
Fotos : Miguel A. M. Correâ / Busólogos em Ação

3 comentários:

  1. 1] e a maior bobagem estes onibus
    aqui no rio varias empresas ja tiverão SANFONADO
    eu e outros motorista ja dirijimos eles e no meio do transito ,parando em todo ponto
    PRA QUE CORREDOR SO PRA ELE
    e os outros carros k precisarem dobrar nas ruas tranversais ,isto e a maior besteira que tão fasendo ,,e mas GARANTO K DENTRO DE 1 ANO ESTARA FRACASSADO ,POIS 1] SO CARREGA NA HORA DO RANST
    DURANTE O DIA VAI BATER BANCO
    E VAI DAR PREJUISO ,,E MAS COM SISTEMA DE ESTAÇÕES ,,NINGUEM VAI PEGAR POIS A DISTANCIA DAS ESTASÇÕES E GRANDE
    NA MINHA OPINIÃO E DINHEIRO JOGADO NO RALO
    MAS ENFIM COMO O RIO TA ABANDONADO
    CADE A C.T.C. ??
    ESTE E O RIO DO FRACASSO

    ResponderExcluir
  2. e mas pra quem não sabe,,,em 1955 tivemos PAPA FILA
    era onibus CARRETA ,,depois em 1970 tivemos romeu e julieta
    onibus com reboque em 1980 tivemos SANFONADO ,,e trucado
    em 1955 a nossa habilitação era PROFISSIONAL ,,E ,,AMADOR
    depois comeãrão inventar ,,A,,B..C,,D ,,agora tão disendo k pra dirijir o sanfonado tem k ser categoria E ,,,,isto e piada e so pra entrar mas dinheiro para o detran ESTE E O RIO FASER O K NE

    ResponderExcluir
  3. PESSOAL,VO6 SAO UNS IGNORANTES MESMO. PRA COMEÇAR;JA OUVIRAO FALAR EM RESPONSABILIDADE? POIS É;PRA DIRIGIR UM VEICULO COM MAIS DE 40 PASSAGEIROS,TEM QUE TER HABILITAÇAO 'E'ESPECIAL,POIS VAI TRANSPORTAR VIDAS E MUITAS.NAO E PRA QUALQUER UM NAO.(NOTA;EU NAO SOU HABILITADO) POR OUTRO LADO,EM 1955 NAO EXISTIAM AS TECNOLOGIAS DE HOJE,AS COISAS MUDARAM,E HA MUUUITA DIFERENÇA ENTRE UM ONIBUS DE 15 METROS E UM ARTICULADO.QUANTO AO CORREDOR SO PRA O LIGEIRAO,É PRA POUPAR O TEMPO DOS TRABALHADORES,AJUDANDO-NOS A CHEGAR NO TRABALHO A TEMPO.ACHO QUE VC TEM SEU CARRO PROPRIO,NAO?!!JA A DISTANCIA ENTRE AS ESTAÇOES,DOQUE ADIANTARIA TER UM VEICULO EXPRESSO SE ELE TEM QUE PARAR DE 10 EM 10 METROS?VC NAO ENTENDE NADA DE BRT,ME DESCULPE,MAS TEMOS QUE DAR UM CREDITO AO PREFEITO E VER OQUE ELE FAZ,JA QUE OUTROS NAO O FIZERAM.FE EM DEUS IRMAO,USE O BRT,DEIXE SEU CARRO EM CASA,O AR DO PLANETA AGRADECE E EU TAMBEM.TENHA UM BOM DIA.

    ResponderExcluir