quarta-feira, 6 de abril de 2011

Opinião: Hobby, cultura ou desvio de personalidade?­

Colecionador Hudson Tonetto opina sobre comportamento
Colecionador Hudson Tonetto opina sobre comportamento
Durante os últimos anos, pudemos perceber o quanto o hobby relacionado a ônibus (colecionar materiais, miniaturas, tirar fotos) ou como muitos dizem a busologia (termo que particularmente não me agrada), tem crescido de maneira significativa, se expandido e se tornado mais comum em todos os cantos de nosso país. Isso se deve a inúmeros fatores, mas cito principalmente dois: o avanço e a popularização rápida da internet e o baixo custo das tecnologias digitais, tais como máquinas fotográficas e seus acessórios. Logicamente que, essa expansão no hobby poderia e pode ser bastante útil para desmistificar o que a sociedade geralmente prega como “coisa de gente louca”, geralmente sendo bastante pejorativo.
Entretanto, o que se tem percebido ultimamente não passa nem perto de ser benéfico, tanto para o hobby, quanto para as pessoas que nele estão envolvidas. Em vários sites, blogs ou listas de discussões, o que mais podemos ver é um jogo de vaidades tolo, sem objetivo algum. Sem contar as vontades e atitudes obsessivas de capturar, divulgar e fazer sucesso por conta de uma novidade, unicamente pelo prazer de ser o primeiro a fotografar modelo X da empresa Y. E, além disso, outra coisa que se nota com veemência em grande parte dos participantes é a arrogância e a prepotência em respostas e comentários. Muita das vezes essas pessoas sequer saíram das fraldas ou que, se já forem adultos, possuem mentalidade menor do que uma criança de 5 anos. E, por fim, mais um dos detalhes que percebi, esse talvez em menor escala, mas que preocupa da mesma forma, é a falta de valorização da história do transporte por parte dos mais jovens (e alguns mais velhos também), onde existe na verdade uma supervalorização e endeusamento das novidades que, por opinião minha, já está saturando e ficando maçante em todos os meios de divulgação sobre o assunto ônibus. Acho sim que novidades são boas, mas, se elas existem hoje, é porque ontem existiu tal modelo que rodou anos e anos para que o atual fosse aprimorado, sendo que alguns modelos de antigos dificilmente veremos rodar novamente. Preservar a história é um sinal de que, realmente se interessa pelo hobby e o quer que evolua, não somente no hobby, mas é uma prova em qualquer setor da sociedade.
É triste e preocupante verificarmos isso, da maneira com que vem acontecendo nos últimos tempos. Brigas e discussões existiram sempre, mas eram mais pontuais e por motivos que eram além do hobby. Há de se parar com aquilo de fazer com que a vida gire 100% em torno de ônibus, sendo totalmente dependente disso. Sinceramente, fico revoltado quando uma pessoa do hobby fala que troca um passeio com a namorada ou um programa em família para ficar tirando fotos. Não estou dizendo que não é para parar de tirar fotos, ou se reunir com outros colecionadores. Mas que faça tudo no seu tempo certo, e que se coloquem prioridades na vida de cada indivíduo.
Vejo como sendo necessário que cada pessoa que age destas formas que citei acima, reveja seus conceitos e pare de agir como criança brigando por causa do pirulito que caiu no chão. Que se haja uma convivência que, se não harmonicamente, pelo menos respeitando gostos, diferenças e opiniões, opiniões sem impor nada a ninguém. Creio que só assim, poderemos ter um hobby melhor, com menos picuinhas e com maior valorização perante à sociedade.
Hudson Tonetto trabalha no setor de transportes e há dez anos passou a colecionar fotografias nos momentos de folga para sua coleção pessoal.
http://onibusbrasil.com/blog/2011/04/04/opiniao-hobby-cultura-ou-desvio-de-personalidade%C2%AD/comment-page-1/#comment-10350

Um comentário:

  1. Realmente essa questão de desvalorizar o passado não faz sentido, ainda que a evolução técnica que hoje torna possível a existência de chassis com piso totalmente baixo seja louvável.

    ResponderExcluir