SÃO PAULO - A Secretaria Municipal dos Transportes colocou ontem em circulação 1.200 ônibus movidos a combustíveis menos poluentes. A chamada ecofrota vai ser usada em cerca de 200 linhas que prestam serviço na zona leste. Estima-se que esses veículos emitam 22% menos poluentes na atmosfera, principalmente partículas articuladas (fuligem).
O número de ônibus que compõem a ecofrota corresponde a cerca de 10% da frota. O Município diz que vai aumentar gradativamente o número de veículos ambientalmente sustentáveis. A Lei de Mudanças Climáticas (2009) prevê que todo o sistema de transporte público deve usar combustível renovável até 2018.
"É um projeto de modificação da matriz energética da cidade de São Paulo. Queremos acabar com o uso de combustível fóssil (diesel)", disse o secretário Marcelo Cardinale Branco.
FOTO: DIVULGAÇÃO MARCOPOLO
Os ônibus apresentados são da empresa Viação Itaim Paulista (VIP) e usam o combustível B20 - que mistura 20% de biodiesel ao combustível normal, o diesel. Os veículos terão adesivos com a inscrição "ecofrota" e, em destaque, a matriz energética usada: por exemplo, álcool, 20% de biodiesel ou híbrido (ônibus que também usa energia elétrica quando está mais lento).
FOTO: REPRODUÇÃO DE TV
Recursos. A Prefeitura afirma que vai usar o dinheiro arrecadado com as multas por falta de inspeção veicular para subsidiar os combustíveis menos poluentes e o investimento na frota adaptada. Desde dezembro, a fiscalização foi intensificada com o uso dos radares da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para flagrar os infratores. No entanto, ainda não foi divulgado um balanço das multas aplicadas pelos equipamentos.
"Se os recursos das multas forem escassos, e nós esperamos que não haja multa, então vamos complementar com recursos do orçamento para que o programa possa prosseguir", disse o prefeito Gilberto Kassab (DEM).
Segundo dados da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, todos os anos são registradas 12 mil internações e 875 mortes em decorrência de partículas inaláveis e ozônio.
Com informações do Estadão
O eminente engenheiro Rudolf Diesel já planejava o uso de biocombustíveis puros no motor de ignição por compressão que ele desenvolveu. Essa história de B20 é coisa para inglês ver, já poderiam cair matando no B100, ou até misturar 10% de etanol ao biodiesel para reduzir ainda mais a formação de material particulado, aproveitando a maior miscibilidade do biodiesel com o etanol em comparação ao "petrodiesel" convencional.
ResponderExcluirhttp://dzulnutz.blogspot.com/2011/08/uma-reflexao-sobre-o-biodiesel.html
Kamikaze - equipe DieselNutz