segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Carrocerias que fizeram e fazem história : Tecnobus(Tribus)

Quem nunca viu,e nunca quis andar no famoso Tribus ?
Por isso,vamos explicar mais um pouco,para quem não conhece a história deste ``hermoso´´ veículo que está vivo até hoje,em mais um da série : CARROCERIAS  QUE FIZERAM E FAZEM HISTÓRIA.



PRIMEIROS TRIBUS


Inicialmente eram adaptações de chassis O355 e O362 e encarroçados em Ciferal Dinossauro, depois vieram os Nielson Diplomata que já saiam com o chassi construido dentro da matriz da empresa, possuíam motor OM355LA, Eram Registrados como ITAPEMIRIM/12045 e ITAPEMIRIM/SBVM.


Como é conhecido: TRIBUS
Modelo: CIFERAL DINOSSAURO
Modelo Chassi: MERCEDES-BENZ O355 e MERCEDES-BENZ O362
Prefixos: 100XX
Motor: Mercedes Benz OM355LA
Caracteristica mais marcante: Tem chassi Mercedes mas não possui costeleta (a divisão entre os pneus traseiros na carroceria, com as duas rodas traseiras num vazado único aparente).


Como é conhecido: TRIBUS
Modelo: NIELSON DIPLOMATA 2.60
Modelo Chassi: ITAPEMIRIM 12045 e ITAPEMIRIM SBVM
Prefixos: 101XX
Motor: Mercedes Benz OM355LA
Caracteristica mais marcante: Tem chassi Mercedes mas não possui costeleta.


TRIBUS 2


É o primeiro ônibus completo da Itapemirim Fábrica de ônibus (Atual Tecnobus), o primeiro modelo da fábrica veio com faróis na estrutura da carroceria passando para os Para-choques anos depois com uma reforma (para os antigos) ou saindo de fábrica (novos). O Tribus 2 possui algumas peças do Nielson Diplomata como Frisos das Rodas, saídas de ar no painel, bancos e banheiro. Também possui Painel e Lanternas do Monobloco O364 da Mercedes-Benz, tambem tem algumas partes do O370 como a mecânica dotada do motor OM355/6 A, Transmissão ZF S6 1550, o Tribus 2 recebeu tambem chassis da Scania modelo K112CL mas o mais impressionante descoberto há 2 anos por mim, Tribus 2 com a Plataforma O370 RSD. De 1994 a 1995 foram reformados alguns Tribus 2 e produzidos mais alguns modelos já com a frente modificada sendo este novo modelo chamado de Tribus 2M, este Modelo possui chassi Modelo 2-12910-212 e ainda o Chassi Scania K112CL.


Como é conhecido: TRIBUS / SUPERBUS 2
Modelo: ITAPEMIRIM II / SUPERBUS II
Modelo Chassi: ITAPEMIRIM/1-12868-AR 2 e 12045-2 (SBVM)
Prefixos: 12XXX(Exceto os Scanias K112CL Série 126XX, 124XX que são MB O370RSD),14XXX, 15XXX e 16XXX
Motor: Mercedes Benz OM355LA de 326cv (Oficialmente, no documento)
Caracteristica mais marcante: Tem mecânica Mercedes mas não possui costeleta.


Mistério: Existiu um Tribus 2 com motor Volvo Penta (Marítimo) mas que não vingou por muito tempo e assim foi desmontado.


Como é conhecido: TRIBUS 2
Modelo: ITAPEMIRIM II
Chassi: Mercedes-Benz O370RSD
Prefixos: 124XX
Motor: Mercedes Benz OM355LA de 326cv (Oficialmente, no documento)
Caracteristica mais marcante: Possui a Costeleta do Modelo O370RSD por ser uma plataforma original da MB


Como é conhecido: TRIBUS 2
Modelo: ITAPEMIRIM II
Chassi: Scania K112CL e K112 33S
Prefixos: 126XX
Motor: Scania DS 11 21 de 310cv (Oficialmente, no documento)
Caracteristica mais marcante: Seu Ronco, mais marcante por ser Scania.


Como é conhecido: TRIBUS 2M
Modelo: ITAPEMIRIM II M
Chassi: ITAPEMIRIM 1-12868-AR 2
Prefixos: 28XXX
Motor: Mercedes Benz OM355LA de 326cv (Oficialmente, no documento)
Caracteristicas: Tem mecânica Mercedes mas não possui costeleta, possui Traseira e frente diferentes dos Tribus 2


Como é conhecido: TRIBUS 2M
Modelo: ITAPEMIRIM II
Chassi: Scania K112CL
Prefixos: 29XXX
Motor: Scania DS 11 21 de 310cv (Oficialmente, no documento)
Caracteristica mais marcante: Seu Ronco, mais marcante por ser Scania.


TRIBUS 3


Este Modelo dá continuidade ao Modelo Tribus, este foi sem dúvida um dos mais produzidos da marca, Os modelos com chassi próprio apresentavam novo projeto o Modelo 2-12910-212 Para os Tribus e 2-1250 AR 2 para Superbus, ambos quando lançados foram aplicados o Motor OM 355 A e LA do O371 e Transmissão ZF S61550, do meio para o fim de sua produção foi aplicado o Motor OM447 LA do Mercedes O400, de chassis de marca grande foram aplicados a Plataforma O371RSD e o Chassi Scania K112CL alem de uma unidade do chassi Mercedes-Benz OH1635L, Algumas unidades Superbus foram produzidas para a São Geraldo, estas possuiam o Chassi K113CL. Em 1997 duas unidades foram “mulas” para o teste da carroceria Tribus 4 para que se Produzisse no ano seguinte o novo modelo e em 2003 foi reformado um modelo para se comemorar 50 anos da Itapemirim e 80 anos do fundador Camilo Cola, o “Colabuss” (é assim mesmo que se escreve) é uma Junção de peças da Marcopolo e da Busscar que resultou em um modelo único e um dos mais cobiçados ônibus para se fotografar.


Como é conhecido: TRIBUS 3
Modelo: ITAPEMIRIM III
Chassi: ITAPEMIRIM 2-12910-212
Prefixos: 20XXX (exceto 206XX e 207XX que são O371RSD verdadeiros), 24XXX, 25XXX e 30XXX
Motor: Mercedes Benz OM355LA de 326cv (Oficialmente, no documento)
e OM447LA de 354cv (Oficialmente, no documento)
Caracteristica mais marcante: Tem mecânica Mercedes mas não possui costeleta.


Como é conhecido: TRIBUS 3
Modelo: ITAPEMIRIM III
Chassi: Mercedes-Benz O371RSD
Prefixos: 206XX e 207XX
Motor: Mercedes Benz OM355LA de 326cv (Oficialmente, no documento)
Caracteristica mais marcante: Tem mecânica Mercedes mas não possui costeleta


Como é conhecido: TRIBUS 3
Modelo: ITAPEMIRIM III
Chassi: Mercedes-Benz OH1635L adaptado para 6X2
Prefixos: 31001
Motor: Mercedes Benz OM447LA de 354cv (Oficialmente, no documento)
Caracteristica mais marcante: Chassi de teste.


Como é conhecido: SUPERBUS 3
Modelo: SUPERBUS III
Chassi: Scania K112CL e ITAPEMIRIM 2-1250 AR 2
Motor: Mercedes Benz OM355LA de 326cv (Série 25XXX)
Prefixos: 25XXX, 23XXX(PENHA)
Caracteristica mais marcante: Seu Ronco, mais marcante por ser Scania.


Como é conhecido: TRIBUS 3
Modelo: ITAPEMIRIM III
Chassi: Scania K112CL de 310cv (Oficialmente, no documento)
Prefixos: 21XXX, 22XXX(PENHA)
Caracteristica mais marcante: Seu Ronco, mais marcante por ser Scania.


TRIBUS 4


Este Modelo simplesmente é um “cruzamento” entre um Tribus 3 e um Monobloco O400, e nele foi lançado mais um modelo de chassi o T13 para o Superbus e o T23 para os Tribus, Primeiramente foram equipados motores OM355LA e depois o OM447LA e Transmissão ZF S6 1550, de chassi de terceiros receberam a Plataforma O400RSD que era nomeado na carroceria de M33 e Scania K113CL que recebeu a nomenclatura S24. Algumas unidades Tribus 4 T23 receberam mecânica Scania do modelo 112 e tambem foi neste modelo que foi lançado o serviço Golden Service, este possui o melhor conforto desta categoria de serviço, em 2007 foram repintadas várias unidades para o serviço BomBon este feito para competir com ônibus clandestinos, uma estratégia bem bolada da empresa. Ao término do icentivo fiscal do governo capixaba a Tecnobus Paralisou suas operações como fabricante e nisso sobraram alguns chassis T23 a serem encarroçados e a Itapemirim os enviou a Joiville para serem encarroçados em Vissta Buss, estes Possuem Mecânica OM355LA e Motor cummins em uma unidade, este ultimo é o misterioso 45151.


Como é conhecido: TRIBUS 4 T23
Modelo: TRIBUS 4
Chassi: TRIBUS 4 T23
Prefixos: 41XXX e uns “perdidos” na série 42XXX
Motor: Mercedes Benz OM355LA, Mercedes Benz OM447LA e Scania DS 11 21(43001)
Observação: Há Vissta Buss com esse Chassi no Serviço Golden série 451XX na qual estes possuem motor OM355LA.
Caracteristica mais marcante: Possui a Costeleta de Mercedes por ser uma carroceria padrão O400RSD.


Mistério: Existe um Vissta Buss 1999 encarroçado em chassis Tecnobus que possui Motor Cummins e não possui costeleta como os modelos com chassi Tribus 4 T23 e O400RSD.


Como é conhecido: TRIBUS 4 M33
Modelo: TRIBUS 4 M33
Chassi: O400RSD
Prefixos: 42XXX e 45XXX
Motor: Mercedes Benz OM447LA
Caracteristica mais marcante: Possui a Costeleta do Modelo O400RSD por ser uma plataforma original da MB


Como é conhecido: TRIBUS 4
Modelo: TRIBUS 4 S24
Chassi: Scania K113 CLB 33AA
Prefixos: 42041 e 42043
Motor: DC 11 23
Caracteristica mais marcante: Possui a Costeleta de Mercedes por ser uma carroceria padrão O400RSD.


Como é conhecido: SUPERBUS 4
Modelo: SUPERBUS 4 T13
Chassi: SUPERBUS 4 T13
Prefixos: 408XX e veículos na Viação Planeta
Motor: Mercedes Benz OM355LA, OM449LA (Desconhece-se a existência) e Scania DS11 21(Planeta).
Caracteristica mais marcante: é Mais Baixo que o Tribus 4, este parece-se com o Modelo O400R.


TRIBUS e SUPERBUS 2005


Este Modelo São apenas Chassis Fabricados em 2005 para serem encarroçados em Busscar Vissta Buss Hi e Paradiso G61200, Possuem Mecânica O400 (Motor OM447LA e Transmissão ZF S61550) e um grande mistério pois alguns colecionadores dizem que estes são Plataformas O400 que tiveram seus numeros de chassi renumerados, alguns acham que são zero mesmo, o que realmente interessa é que estes possuem mecânica remanufaturada. Esta realmente é uma edição misteriosa da Fábrica Capixaba, um pequeno sinal de vida da marca.


Como é conhecido: Tecnobus 2005
Modelo: Carrocerias Busscar e Marcopolo
Chassi: Tecnobus (Desconhece-se o modelo)
Prefixos: 5817, 82XX,90XX, 97XX, 45501, 458XX
Motor: Mercedes Benz OM447LA, de 360cv
Observação: É erroneamente chamado de Reencarroçado. Consta em documento seu ano de fabricação que é 2005.
Caracteristica mais marcante: Possui a Costeleta de Mercedes por ser um chassi padrão O400RSD.


Nomes que constam no documento dos veículos:


Nos ônibus da tecnobus os veículos são Registrados com diversos nomes no campo “Marca” da CRLV (Documento do Veículo) , veja abaixo:


ITAPEMIRIM/12045-2: Nome do modelo de chassi de um Superbus 2


ITAPEMIRIM/SBVM: Nome mais utilizado em Superbus e alguns Tribus da empresa, não se sabe ao certo o que significa o SBVM mas deve ser a algo a ver com Superbus


ITAPEMIRIM/1-12868-AR 2: Nome do modelo de chassi do Tribus e Superbus 2.


ITAPEMIRIM/2-12910-212: Nome do modelo de chassi do Tribus 3


ITAPEMIRIM/2-1250 AR 2: Nome do modelo de chassi do Superbus 3


SCANIA/TECNOBUS S.24: Marca do Chassi e Modelo de carroceria no caso um Tribus 4 da série 4204X


M.BENZ/TECNOBUS M-33: Marca do Chassi e Modelo de carroceria no caso um Tribus 4 com Plataforma O400RSD


TECNOBUS/TRIBUS 4 T.23: Marca do Chassi e Modelo de carroceria no caso um Tribus 4 com chassi Tecnobus


TECNOBUS/SUPERBUS 4 T.13: Marca do Chassi e Modelo de carroceria no caso um Superbus 4 com chassi Tecnobus


A ordem das imagens não é a mesma 


Fonte : Busólogos Brasil e Blog Ponto de Ônibus
Texto : Leonardo Luigi Maffei
 Fotos: Alexsandro Merci
J.Muniz
Alessandro B. Barros
Alinson Henrique de Carvalho



3 comentários:

  1. Esses ônibus é pra guardar na memoria melhor época para se viajar foi dos aos anos 80 e começo dos anos 90 muito bom itapemirim pra mim será sempre a melhor e que tiveram os melhores onibus.
    Hoje em dia nao viajo mais mas sinto saudades desse tempo que não volta , até a pintura desse onibus era bonita, hoje em dia estar a desejar nao gosto das cores e as carrocerias não são mais as da tecnobus ^^.

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  2. Leonardo, voce tem informacao da historia do CLIP 10 fabricado pela Tecnobus?

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  3. belo trabalho brother...parabéns!!
    gostei de ver minha foto aqui hehehe!
    Valewww

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