segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Carrocerias que fizeram e fazem história : Torino


O Marcopolo Torino é uma carroceria de ônibus urbano fabricado pela Marcopolo. Foi lançada em 1983 para substituir o Veneza II, que teve muitas unidades vendidas durante sua fabricação. O primeiro modelo do Torino foi inspirado no Sanremo II. Inicialmente tinha janela do motorista menor e placa traseira no para-choques. Em 1984 foi lançado uma nova versão, que foi produzida até 1988, com janela do motorista maior e placa traseira entre o conjunto de farois.
Em 1989 o Torino foi reestilizado, com novo desenho da janela do motorista e novos faróis na frente e na traseira, ele foi batizado de Torino GIII (geração 3). Em 1990 foi lançado o Torino LN este modelo ganhou novo sistema de abertura das portas.
Em 1995, era lançado o Torino GV (geração 5), com novo layout na frente e na traseira, combrake-light opcional e o nome da Marcopolo em baixo relevo. Em 1997 foi lançada a nova versão com brake-light de série. Em 1998 é lançado o Torino Low-Entry, um dos primeiros ônibus com piso baixo do Brasil.
Em 1999 é lançado o Torino GV.II (geração 5 segunda Versão) que recebe nova frente, novos faróis traseiros e a versão Low-Entry, além de ganhar um "primo", o Ciferal Turquesa, em razão da compra da Marcopolo de parte da Ciferal.
Em 2007, é lançada uma nova versão do modelo o Torino GVI (geração 6), inspirada no Gran Viale, encarroçada no Brasil geralmente em chassis de motor dianteiro.
Atualmente rodam pelas ruas Torinos de todas as gerações, tanto nas capitais como nas pequenas cidades. O modelo é um dos mais antigos em produção no país e já foi encarroçado em chassis dianteiro, traseiro e central.


Torino 1983 ou Torino 83. Apelidado de Torino G3, mas essa nomenclatura não é oficial nos urbanos da Marcopolo

Torino 1989 ou Torino 89. Apelidado de "Torino LN" por ter o formato do itinerário diferente, também apelidado de Torino G4, mas nada oficial

Torino 1994 ou Torino GV. Esse ficou mais conhecido através do que viria ser o apelido "GV - Geração V (5 em romanos)", mas também pode ser chamado de Torino GV, pois assim ficou conhecido, até porque o nome Torino GV vinha em logomarca emcima da janela do motorista e na porta dianteira

Torino 1999 ou Torino 99. Conhecido como Torino G6, mas não é oficial

Torino 2007, a atual geração do Torino sendo fabricada no momento. Apelidado de Torino G7, mas não é nomenclatura oficial.
Fonte : Ônibus Brasil e Marcopolo

4 comentários:

  1. Oba, aí sim!!! Beleza de post, completinho sobre a família de carrocerias que mais gosto. Sou fã ardoroso da família Torino!!! beleza de post! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Pra mim mim isso é que é busologia ! Pesquisar sobre o modelo , relatar a sua história ,procurar dados técnicos e etc ... Esse negócio de fotinha pra lá fotinha pra cá , 1000000000000000000 de fotos do mesmo modelo , são ações de um fã de ônibus . Eu os respeito ,mas o que precisamos é de BUSÓLOGOS ,porque disso o Brasil tá carente demais ....

    ResponderExcluir
  3. Quem fez estes desenhos???? entre em contato cmigo
    fernando_falcao@msn.com

    ResponderExcluir
  4. 20/12/2023 lançou mais dois onibus o torino 2014 conhecido como torino plus e outro que é o torino 2018 conhecido como torino S ( Torino Simples)

    ResponderExcluir