segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O BRT de Xiamen


O BRT de Xiamen  
(Rapid Transit)


O Sistema foi formalmente colocado em operação em 31 de agosto de 2008, com três linhas, na cidade chinesa de Xiamen e é considerado o primeiro BRT em vias (quase totalmente) elevadas da China. 

Pista segregada elevada: 95% do sistema é composto por este tipo de via.
O sistema utiliza vias de fluxo elevadas, bem como faixas exclusivas nas pontes quepermitem aos ônibus possibilidade de atingir velocidades médias constantes de 60 km/ h.

Uma das estações elevadas do BRT de Xiamen

A estação ilustrada acima é integrada com o Terminal Ferroviário de da cidade.

Devido ao seu grande sucesso, a cidade ganhou consecutivos prêmios por mobilidade urbana  na China e manteve-se no topo por seis anos consecutivos, onde chegou à alcançar um índice de mais de 30% de preferência pública entre os usuários nasviagens realizadas no transporte público na cidade.




Hoje, conta com 06 linhas :

Linha 1 (ROTA 1): Terminal Principal <> Oste Wharf
Linha 2 (CHENGGONG ROTA): Terminal Oeste <> Porto
Linha 3 (RINGROAD ROTA): Aeroporto de Xiamen <> Terminal Portuário
Linha 4 (ROTA 2): Jiageng Stadium <> Zona Industrial de Tonga
Linha 5 (INTEGRAÇÃO): Instituto de Pesquisa e Ciências <>Qianpu
Linha 6 (HAICHANG ROTA): Parque de Exposições <> Terminal Oeste

Mapa das linhas do Sistema
O Mapa acima mostra as diferentes linhas que estão atualmente em operação e as emplanejamento (pontilhadas). Este mapa também mostra um pouco os diferentes distritos deXiamen.

Este sistema BRT é semelhante ao do MRT chinês, exceto que são ônibus utilizados em vez dos trens.


A população de Xiamen está quase nos 3.000.000 habitantes, e a opção por um sistema de BRT foi sustentado, pois não há espaço e nem tempo suficiente para sustentar e incrementar uma operação de transporte ferroviário pesado na cidade.


A maior parte da frota dos ônibus percorrem vias segregadas elevadas, embora existam alguns poucos trechos que estão em mescla com estradas existentes.

Visão do interior de um dos ônibus

O King Long XMQ6127G é o modelo de ônibus exclusivo para ser operado no sistema :



No início das operações, em 2008, utilizou-se somente modelos modais (padron), o que em anos mais recentes, foi revisto e implantado também os modelos articulados.


Panorâmica do interior de uma estação: Overhead de tela LED com os horários estimados de chegada dos ônibus. 


Além disso, ele também mostra o nome da estação, data e hora atual, previsão do tempo e mensagens de segurança. 


Detalhe... Muita, muita informação. O que facilita a vida do usuário. Acima, avisos podem ser notados nas catracas...

Mapa do sistema na estação
Em todo local que você observa, há uma placa, ou um aviso ou mapa do sistema...


E, na imagem acima, uma máquina de emissão automática de bilhetes. Sem muita burocracia, aceita notas em qualquer estado. Notas com ranhuras e até mesmo com fissuras e cortes são aceitas sem problemas. há ainda um mini-mapa do sistema para informação e um led com mais informações.


Os ônibus mantém uma média de um à dois minutos de intervalo durante os períodos de pico e até a freqüência máxima de oito minutos em horários normais, fora pico.

Um modelo King Long XMQ6127G trabalhando na rota 2.

Abaixo: Na estação terminal, Diyimatou, telas de LED mostram os horários previstos de partida para as próximas duas viagens, junto com os números de matrícula de ônibus. Todos os serviços usam uma plataforma em comum para o embarque.


Funcionários do sistema operam na estação, junto às plataformas para assegurar que os passageiros embarquem nos ônibus de forma ordenada e segura.
Segurança para embarque e desembarque de usuários

A atenção também é voltada para que os passageiros não ultrapassem a linha amarela na plataforma (semelhante aos metrôs), apesar de contar ainda, com a presença de barreiras à meia altura.


BLOG: O que impressiona neste módulo de sistema implantado em Xiamen é a quantidade de informação disponibilizada ao usuário. Sem contar a segurança evidente, e o impressionante trecho elevado. Uma implantação normal de BRT já requer algum tipo de trabalho e operacionalidade, isso, em vias normais à superfície. Imaginem, então, em um sistema quase totalmente elevado! A limpeza das estações e ônibus também parecem ser dignos de prêmios realmente.  Sem contar ainda, que pontos importantes da cidade estão co-ligados, como Centro de Exposições, Porto, Terminais, Aeroporto Internacional de Xiamen, Universidades... É por estas e outras que eu também sou um defensor deste modal de transporte, DESDE QUE, bem administrado. Está aí mais um exemplo de BRT bem implantado. 



Fonte : Camisas e Manias 
Edição : Busólogos Brasil.

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